18 setembro, 2013

Curiosidades - Ler em movimento pode fazer mal?


Há muitos rumores, sobre ler ou não em movimento, que podemos ser prejudicados se lermos no carro, ônibus, metrô, enfim em qualquer veículo em movimento.
Pesquisei sobre o assunto e chegou a hora de tirarmos nossas dúvidas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a leitura em movimento não traz nenhum prejuízo à visão e não é a causa de problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Ler em veículos em movimento pode provocar desconforto e cansaço para quem está lendo, porque faz com que a pessoa precise focar os olhos a todo instante. Há casos de pessoas que chegam até mesmo a ficarem enjoadas.

Isso acontece porque há uma conexão entre o labirinto (a estrutura responsável pelo equilíbrio localizada dentro do ouvido) e a visão. O esforço que os olhos realizam para focar as palavras dá ao labirinto a sensação de que tudo em volta treme. Daí, ele tenta restabelecer o equilíbrio, provocando a tontura. Para se ver livre do desconforto, só parando de ler mesmo.

Também é um erro pensar que pode causar o deslocamento da retina. A retina é a região dos olhos que recebe a luz e a transforma em sinais que serão enviados ao cérebro. Apenas uma pancada muito forte pode fazer com que ela descole do fundo do olho.
Mais um erro relacionado aos olhos, é o que muitas pessoas falam, de que ler com pouca luz enfraquece a visão. A pouca luminosidade dificulta a leitura e cansa o leitor, mas não prejudica a vista. 

Fonte:   Revista Vida Simples 

Nenhum comentário:

Postar um comentário