25 setembro, 2013

Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Título: Garotas de Vidro
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272

Lia é uma garota de 18 anos e que sofre de problemas com o corpo, distúrbios alimentares.
Ela tinha uma melhor amiga Cassie, que assim como ela queria sempre estar mais magra.

Lia e Cassie não se falavam a 6 meses, e para ajudar Lia se mudou da casa da mãe onde morava antes que era em frente à casa de Cassie e agora está morando com o pai.
Um dia Lia recebe a notícia: Cassie foi encontrada morta em um quarto de Motel.
Após alguns dias tentando se recuperar do choque Lia percebe que no momento em que estava para morrer Cassie tentou falar com ela, mas Lia com raiva devido as duas estarem “brigadas” não atendeu. Ela confere as mensagens deixadas na caixa postal o que a faz muito mal. E desde então não consegue mais se livrar de Cassie, se sente culpada, acha que poderia ter ajudado, quer saber porque Cassie havia ligado para ela, porque e como morreu ali.

Lia está sendo assombrada.
Lia está sempre em busca de ficar mais magra, quando a história começa ela está com 1,67 de altura e pesa 44Kg e é claro para ela não está bom, nunca está. A cada medida que ela perde, ela se dá a meta de perder mais 2Kg e assim sucessivamente.
A família tenta acompanhar o desenvolvimento dela de algumas formas: junto com uma psicóloga, realizando jantares juntos, cafés da manhã. Mas Lia sempre consegue de alguma forma engana-los.


Sabemos que existem diversas pessoas com problemas de distúrbios alimentares, o livros explica isso da forma como essas pessoas prejudicadas se sentem, como lidam com isso, e o drama de seus familiares para tentarem ajuda-los.
É agoniante e acho que a autora conseguiu passar isso muito bem para o leitor, essa agonia.
Mesmo nunca tendo indícios para distúrbios alimentares, cheguei até algumas vezes a começar a calcular o que estava comendo ou preste a fazê-lo.


Eu gostei da forma como ela vai lidando com as situações.
O conteúdo do livro é bom e difícil.

No começo, antes de iniciar a leitura, fiquei me perguntando como alguém poderiam ter definido o livro dessa forma “bom e difícil”, porém quando conclui a leitura, entendi que esta frase é perfeita para explicar o conteúdo desse livro.
“Por mais difícil que a leitura deste romance possa ser, é ainda mais difícil de largar” – Publishers Weekly

Há momentos em que o livro fica muito monótono e parece que teremos um longo e cansativo dia de leitura com ele. Sim, o livro foi cansativo e muito, mas eu precisava saber como a Lia iria lidar com a situação se ela iria conseguir superar ou não.
 
Já leram Garotas de Vidro, o que acharam? Adoraria saber a opinião de vocês!

Um comentário:

  1. Oi Dri,

    já dei uma passeada aqui pelo blog e estou seguindo.
    Vim correndo nas resenhas e ver tudo o que tinha de bom, e esse livro... nossa! Quero muito!!!

    Espero que a gente possa se encontrar em breve novamente!!!!
    Bjs
    MaH

    @oquedissealice
    http://oquedissealice,blogspot.com.br

    ResponderExcluir