13 setembro, 2013

Sexta – Feira 13 - EXPLICAÇÕES & INDICAÇÕES


 
 
A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar. Muitas pessoas, ainda são supersticiosas.
O medo da sexta-feira 13 se chama paraskevidekatriafobia, que se origina do grego Paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13).
A sexta-feira é considerada maldita desde o século 14 com a obra Os Contos de Canterbury. E se juntando com o número 13 que também não agrada muita gente, já sabem o que temos, um dia cheio de pessoas supersticiosas, definindo ondem podem ir, pisar, fazer ou deixar de fazer muitas coisas.
Uma vez vi uma reportagem bem bizarra, acreditem ou não, nos Estados Unidos muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar e algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira.
Fora isso tem diversos outros exemplos, abaixo citei alguns:
- Na França, quando existem 13 pessoas a uma mesa, elas podem contratar um 14ª convidado profissional.
- Para os cristãos o número 13 é amaldiçoado por este ser o número de pessoas na última ceia de Cristo e o 13º apóstolo (Judas) ter sido o traidor. O escritor Mark Twain foi também o 13º convidado de um banquete e quando abordado se isso lhe trouxe mau-agouro, simplesmente respondeu: "sim, porque só haviam 12 pratos de comida".
- Para os romanos o número 13 significava morte, destruição e azar. Para a mitologia nórdica, em um banquete com 12 convidados, o deus Loki surgiu sem ser convidado e acabou causando a morte de Balder, e o número ganhou sua má-fama.
- Na numerologia, o número 12 representa algo completo (12 meses no ano, 12 apóstolos de Cristo, 12 deuses do Olimpo, 12 tribos de Israel, 12 horas no relógio), enquanto o 13 é uma transgressão a essa plenitude.
Na minha opinião, não é o dia em si, sendo sexta – ferira 12 ou terça – feira 13, ou claro, SEXTA – FEIRA 13 que irá definir ou não o rumo positivo ou negativo de nossas decisões/ nossa vida. Acontece que um dia você pode estar com sorte e no outro com azar, porém se você acredita fielmente que a sexta – feira 13 não te traz sorte, bom, ai é melhor não tomar decisões mesmo, de tanto pensar em algo que pode ocorrer errado é bem provável que você consigo (ou melhor dizendo não consiga) este feito.
Ouvi uma vez esta frase em uma palestra (não me lembro o nome do palestrante) e tenho certeza que não vou mais esquece-la e acho que se enquadra certinho com o dia de hoje.

“Poder ser SORTE, ou pode ser AZAR!”
 

 Deixando a parte de superstições um pouco de lado, o que acham de algumas indicações para arrepiarem essa SEXTA – FEIRA 13?!
Não tinha como começar sem ele ser o primeiro da lista. Com certeza sempre que alguém pergunta “um escritor de terro?” a resposta já vem automática na mente, “Stephen King!”
Stephen King reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema. As obras mais conhecidas, “Carrie, a Estranha”,” O Iluminado” e a série “A Torre Negra”.

André Vianco suas obras sobrenaturais misturam terror, suspense, fantasia e romance em histórias que geralmente envolvem o tema Vampiros. Sua obra mais conhecida e por coincidência a que foi lançada primeiro, foi “Os Sete”.

Edgar Allan Poe foi um autor, poeta, editor e crítico literário americano. Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro. Foi o primeiro escritor americano conhecido a tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difícil. As obras mais conhecidas, “O Gato Preto”, “O Corvo”, 'O Barril de Amontillado”, “Manuscrito encontrado em uma garrafa”, “Berenice".

Nenhum comentário:

Postar um comentário