14 outubro, 2013

Famosos com um único romance publicado

É possível fazer sucesso tendo publicado apenas um livro?
Deve ser difícil, mas não é impossível, pois aqui veremos 11 autores que ficaram famosos com uma única obra (romance) publicada.
Muitos dos escritores são clássicos, que geralmente estão entre as listas de leitura obrigatória.

ANNA SEWELL - BELEZA NEGRA

Anna Sewell seguiu o caminho do pai Phillip Sewell, autor de histórias infantis, e publicou, em 1887, seu único romance, 'Beleza Negra'. O livro conta, em primeira pessoa, a história de um cavalo. O livro fez sucesso e foi levado várias vezes ao cinema.

RALPH ELLISON – O HOMEM INVISIVEL

Apesar de ter escrito críticas literárias e ensaios políticos, o único romance de Ralph Ellison é 'O Homem Invisível'. Lançado em 1952, o livro fala das condições dos negros americanos na primeira metade do século 20.
EMILY BRONTË -  O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

Escritora e poeta britânica, Emily Brontë ficou famosa por ter escrito o romance 'O Morro dos Ventos Uivantes', hoje um clássico da literatura mundial.
GLAUBER ROCHA - RIVERÃO SUSSUARANA

O brasileiro Glauber Rocha é mais conhecido por seu trabalho como cineasta. No entanto, ele também se dedicou à escrita e publicou, em 1978, o romance 'Riverão Sussuarana'.

HARPER LEE - O SOL É PARA TODOS

'O Sol é para todos' é o único romance publicado de Harper Lee. O livro foi um sucesso na época do lançamento, em 1960. Foi agraciado com o Prêmio Pulitzer, e, ainda hoje, é considerado um clássico da literatura americana. A versão para o cinema, com Gregory Peck, também entrou na lista de filmes obrigatórios.

MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA - MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

Lançado em 1852, 'Memórias de um sargento de milícias', foi o único livro desse escritor brasileiro. O romance marcou época por incorporar a linguagem das classes média e baixa, fugindo do padrão aristocrático da época.

MARGARET MITCHELL - E O VENTO LEVOU

A jornalista norte-americana escreveu, durante um período de afastamento do trabalho, o romance '...E o vento levou'. Publicado em 1936, o livro faz um retrato da sociedade do sul dos Estados Unidos.

OSCAR WILDE - O RETRATO DE DORIAN GRAY

Apesar de ter sido um dramaturgo famoso e bastante produtivo, Oscar Wilde só escreveu um romance: 'O Retrato de Dorian Gray'.
BORIS PASTERNAK - DOUTOR JIVAGO

O russo Boris Pasternak escreveu diversas poesias e um único romance, 'Doutor Jivago'. Foi censurado na União Soviética na época de sua publicação, tendo sido, inclusive, obrigado a devolver o Nobel de Literatura que ganhou pela obra.

J.D. SALINGER - O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO

Com diversos contos publicados, J.D. Salinger ficou mundialmente conhecido pelo romance 'O apanhador no campo de centeio'. Foi um dos primeiros escritores a tratar de maneira honesta temas específicos da adolescência, como confusão, angústia e revolta.

SYLVIA PLATH - A REDOMA DE VIDRO

O único romance da poetisa e contista Sylvia Plath é 'A redoma de vidro', que tem traços autobiográficos e fala da luta contra a depressão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário