17 outubro, 2013

O que são BOOKTOUR, CLUBE DO LIVRO, BOOKCROSSING?




Assim como eu, imagino que alguma pessoas que começaram a vivenciar mais de “um mundo literário”, precisam tirar algumas dúvidas sobre algumas práticas que não estamos acostumados.

Então resolvi incluir uma matéria que li, e achei bem interessante, que explica algumas práticas literárias, que são bem legais e é importante que saibamos o que são, e como usa-las.

O que são BOOKTOUR, CLUBE DO LIVRO, BOOKCROSSING?

BOOKTOUR

O booktour ou “livro viajante” é uma maneira fácil de unir amigos, gastar pouco e ainda colocar a leitura em dia!

Se você tem um blog ou uma página voltada à literatura, ou ainda, se é um leitor que participa ativamente de blogs literários e de redes sociais como o Skoob, você pode começar ou participar de um booktour.

A mecânica é bem fácil: cerca de 10 blogueiros (ou leitores) se unem para ler e resenhar um livro. A pessoa tem cerca de 10 dias para ler o livro e assim que termina, envia para outra, via correios.

Dica: é sempre bom traçar uma “rota” dos participantes por proximidade, assim eles não esperam muito para o livro chegar e nem gastam muito com as despesas dos correios.

Quando todos terminam de ler o livro, ele retorna para quem comprou / disponibilizou para o booktour.

CLUBE DO LIVRO

O clube do livro é uma prática antiga e superdifundida em outros países. Com a internet ficou ainda mais fácil participar: você pode reunir amigos e blogueiros, escolher um livro para ser lido e, ao final do mês, todos participam de um debate sobre ele.

É muito bom e dá para abordar afundo diversas temáticas como: personagens, características, enredo, entre outras coisas.

Nem todas as pessoas precisam ser da mesma cidade, se forem, vocês podem ser reunir em suas casas, em livrarias, cafés… Se não forem, a reunião pode ser feita por Whatsapp, Skype, Gtalk, Facebook.

Cada um arca com as despesas da compra de seu próprio livro.

BOOKCROSSING

A prática do bookcrossing surgiu nos Estados Unidos e é uma das opções mais baratas e diferentes! Segundo o site Bookcrossing, ela pode ser definida como “a prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, o leiam, e voltem a libertá-lo, assim sucessivamente”.

O objetivo é transformar o mundo em uma grande biblioteca pública, assim, você deve “libertar” seus livros de sua estante e deixá-los viajar.

O mais legal é que pelo site você pode cadastrar um livro (que você vai libertar ou que encontrou) e ver toda a “rota” que ele fez até chegar em suas mãos.

E ai gostaram? Usam alguma dessas práticas?

Eu acho que a prática do bookcrossing, pode ser um pouco difícil, talvez necessário ter dois livros para podermos “deixar um livro num local público” rs

 
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário