26 novembro, 2013

COMO COMEÇAR A GOSTAR DE LER...

Conheço algumas pessoas, que as vezes me falam, nossa queria conseguir fazer como você, ler bastante livros.

Pois bem, pensando nisso e também na forma como “ajudei” algumas pessoas a lerem mais, resolvi postar essa matéria “COMO COMEÇAR A GOSTAR DE LER...”

O primeiro passo é você querer ler. Sim, isso é o mais importante.

É como se você precisasse praticar um exercício físico, perder alguns quilinhos, ler livros é a mesma coisa. Tudo isso é possível, desde que em primeiro lugar você já queira fazer, e esteja apenas tentando se adaptar a melhor forma para realizar algum ou todos esses feitos.

Depois de QUERER de fato que a coisa aconteça, vamos as dicas básicas:

- É essencial tentar descobrir o gênero literário que lhe agrada (jovem adulto, romance, new adult, terror, suspense, ficção cientifica, biografias, comedia, autoajuda). Se tiver dúvidas quanto ao gênero que acha ser mais agradável, é legal tentar ler algumas resenhas que não tenham spoilers para ajudar em sua decisão.

- Visitar bibliotecas e livrarias, sempre ajuda a dar um UP na vontade de ler, pois lá você encontra pessoas que já leem livros, ou que estão iniciando, fora isso, o lugar é tranquilo e emana um paz maravilhosa entre todos aqueles lugares (em livros) que você pode visitar. Lembrando também que é possível emprestar livros em bibliotecas públicas (sempre há opções ótimas, eu mesma já emprestei livros muitas vezes na biblioteca próxima de casa) e neste caso nem é preciso gastar dinheiro com livros. ;)

- Escutar música, é opcional, mas se você gosta de fazer quase tudo com música pode tentar, as vezes se adapta melhor. Agora se perceber que está cantando a música ao invés de ler o livro, esqueça, sem música será melhor rs

- Escolher um lugar confortável, iluminado, onde se sinta melhor e o mais agradável possível, onde possa viajar e se dedicar algum tempo em uma leitura maravilhosa que o espera. Cada pessoa tem o seu lugar e posição de leitura, eu por exemplo quando estou em casa gosto de ficar no meu puff no meu quarto ou na área que temos próximo a lavanderia, é relaxante.

- Se você não tem tempo de se dedicar a leitura, em “um lugar confortável” e mesmo assim tem muita vontade de começar, conseguimos encontrar algumas opções. Você pode ler enquanto vai de um lugar a outro - condução (transito, se morar em São Paulo é o que não falta), algum tempo entre o horário de almoço, um pouco antes de dormir ler algumas páginas. Eu geralmente leio na condução, com o transito tenho muito tempo para isso rs

- Começar a ler aos poucos, se você nunca teve o habito de ler, não adianta tentar ler um livro em 2 dias que você provavelmente não irá conseguir e ficará frustrado. Então um dica especial é comece a ler aos poucos, pois assim você vai pegando o gosto pela leitura e vai se envolvendo com os personagens aos poucos e quando menos esperar já terminou.

- Trocar ideias com colegas e amigos sobre os últimos livros lidos de ambas as partes ajuda muito a desenvolver e aprimorar mais e mais a vontade de ler.

- Existem vários locais onde você pode divulgar suas opiniões e ler a de outros leitores, para ficar cada vez mais com vontade de ler.

O Orelha de Livro é um deles, eu recomendo! Prático e fácil de usar

E claro, sempre fique atento as novidades aqui do Blog!

E ai gostaram da matéria? Se conhecem alguém que precise de umas dicas, não hesitem em divulgar a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário