08 janeiro, 2015

Resenha - O Casamento - Nicholas Sparks


Título: O Casamento
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 223


SINOPSE: Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso.
Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser.
Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse.

Em O Casamento, Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados.

O Casamento é um livro que conta a história de amor de Wilson e Jane.

Jane é a filha de Noah e Allie que são os personagens principais no livro Diário de uma paixão (resenha aqui)

Quem já leu a história ou assistiu o filme, sabe que Noah é um romântico ao extremo e Jane, passou a vida toda escultando as belas histórias de amor de seus pais. Isso fez com que ela sempre pensasse que sua história seria tão linda igual a deles ou melhor. 

"Se eu a olhava de relance, ela me dava um sorriso cúmplice, saboreando aquele joguinho."

E o que não deveria acontecer, acontece com Wilson. Ele esquece o aniversário de casamento de 29 anos deles.

Após esse acontecimento ele percebe que talvez a relação que ele tem com sua esposa esteja um pouco gasta e se surpreende ao perceber seu grande medo, talvez sua esposa já não o ame mais como antigamente.

"Mas devo admitir que o romantismo para mim é tão desconhecido quanto o ato de dar a luz."

Passado um ano do incidente anterior Wilson percebe com a ajuda de seu sogro, Noah (um romântico nato) que para melhorar a sua relação com Jane, ele precisa fazer com que ela se apaixone por ele novamente. 

Jane por sua vez também está em dúvida do amor de Wilson por ela, que sempre preferiu se dedicar muito mais ao trabalho do que a família.

" Ela encontrou um jeito de voltar para mim, como prometeu que faria. Tudo o que tive que fazer foi encontra-lá."

Então quando uma das filhas do casal, decide que precisará se casar na próxima semana, Jane fica preocupada e maravilhada, se sente ótima e realizada ao ajudar a filha com os preparativos do casamento, mas não sabe se dará conta de tudo, pois quer que a filha tenha um belo casamento,bem diferente do que ela teve. 

A coincidência é que o dia do casamento, será exatamente no aniversário de 30 anos de casamento de Wilson e Jane. E Wilson desta vez não pretende fazer nada errado.

"Cheguei mais perto e, antes que ela pudesse se esquivar, dei -lhe um beijo delicado, sentindo a maciez de seus lábios sob os meus."

A forma como Noah é próximo de Wilson que não é filho dele, mas genro é muito bonita. Me lembrou bastante do meu pai e meu falecido avô, a proximidade que eles tinham mesmo sendo sogro e genro, talvez mais próximos que a de um filho.
   
Na história conforme vão acontecendo as coisas, Wilson nos recorda de como a muitos anos atrás ele descobriu que amava Jane, como descobriu que pretendia se casar, enfim, ele nos envolve tanto com a história do casal que vemos o lindo amor que uniu a ambos.

"- A saudade aumenta o amor - brincou ela
- Não acho que isso seja possível - comentei, agora mais sério. - Você não faz ideia de quanto eu te amo."

É uma linda história, não posso descrever com outra palavra que não surpreendente, você espera muito que algo aconteça, mas quando acontece, não é o que você imaginou, é muito melhor.
Não é o melhor livro que eu li do Sparks, mas é com certeza um livro ótimo, com uma história linda que quando você perceber já se emocionou.

" Sim, concluí: é possível um homem mudar de verdade."

Indicado principalmente para quem gosta de um belo romance ;)



Não deixem de comentar ;) 
Beijos 
Dri

18 comentários:

  1. Apesar de ser um bom autor, não gosto muito de romances, gosto mais de romance + aventura, tudo fica mais divertido ou drámatico, haha'
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse não tem aventura não rs
      É apenas um belo romance, mas é muito bom.
      Beijos

      Excluir
  2. Não sabia que tinha ligação entre Diário e casamento. Não li ainda, e nem ao filme. Esquecer um casamento? Gasto é pouco! Por uma ocasião tão importante. Parece ser bem surpreendente.
    Abraços Dri,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine que horror rsrsrs
      Até dá pra ler esse primeiro, mas algumas coisas ficariam meio sem sentido... aconselho se for ler, ler os dois...
      Beijos

      Excluir
  3. Na verdade, eu pensei que eles sequer ficariam juntos. Não senti tanta emoção na história de ambos tanto quanto senti na dos pais de Jane, sei lá. Não por ele esquecer o aniversário de casamento, mas pelo jeito dele.
    Bom, não deixa de ser emocionante e linda a relação do sogro e genro, isso é sempre importante.
    Não sou muito chegada aos livros dele, os poucos que li não em atraíram ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A emoção eu senti só nos últimos capítulos mesmo, sendo que em diários há vários momentos de mais emoção né?! Mas é que o "Wilson" não é metade do romântico que era o pai de Jane rs
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, Dri. Tudo bem?
    Já li alguns livros do autor e tive uma péssima experiência, então confesso que não pretendo ler mais nada dele. Acho a escrita do autor muito fraquinha.
    A premissa desse livro é até boa e parece ser diferente dos demais livros (o que é um milagre), mas fico receoso de como ele desenvolverá tudo.
    De toda forma, adorei a sua resenha. Bem explicativa.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Apesar de ter gostado muito desse livro, ele não está na minha lista de favoritos.
      Como uma leitora que ama romance, os meus livros favoritos do autor são: "Querido John" e "A Escolha".
      Não sei se você já leu algum dos dois... mas até o momento são os que eu mais gosto :)
      Beijos

      Excluir
  5. Amei a resenha! Eu sou super fã do Nicholas, mas ainda não tive a oportunidade de ler esse livro! Beijos!

    http://aosolhosdequemlee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você leu "Diários de uma paixão", acho que irá gostar de ler este livro também.
      Gostei de saber que também é super fã do Sparks, assim como eu :)
      Beijos

      Excluir
  6. Esse livro é sensacional, li ele se não me engano no final de 2013 e fiquei sem reação com o final impressionante, uma leitura que recomendo a todos.



    Att: Lucas do blogdosjovensleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um final impressionante, algo que eu não esperava rs
      Adorei!
      Beijos

      Excluir
  7. Esse livro parece ser interessante, apesar de eu não gostar muito dos livros do Sparks.. pode ser que eu dê uma chance rs

    Beeeijos
    Loucura LiteráriaFacebook

    ResponderExcluir
  8. Dri,

    Adorei a sua resenha.
    Em breve vou ler algum livro do Nicholas e quem sabe não me torno apaixonada por ele... rsrs

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Adorei a resenha, eu quero muito ler esse livro, pois eu adoro os livros do Nicholas, pretendo ler todos do autor, espero que esse livro me agrade, até agora nenhum do autor me decepcionou.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é realmente surpreendente, lindo demais. Só não gosto da capa rs Sou suspeita pra falar dos livros do Nicholas, por sou fã assumida, mas vale a pena a leitura.
    Beijo

    www.travelingbetweenpages.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Só li dois livros do Nicholas Sparks ( A Ultima Musica e Querido John), e apesar de achar os dois livros dele meio tendenciosos acho que qualquer coisa que eu acabar lendo dele eu vou gostar,e esse parece ser bem diferente dos outros, já está na minha lista de leitura desse ano.

    ResponderExcluir
  12. Li um livro do Sparks, e gostei.
    Pretendo ler mais livros do autor esse ano, este está na lista! =)

    ResponderExcluir