02 janeiro, 2015

Resenha - Para onde ela foi - Gayle Forman


Título: Para onde ela foi
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240

Pode conter Spoilers do livro Anterior

SINOPSE: Para Onde Ela Foi - Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.
Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

Comecei o livro esperando que a Mia continuasse a contar sua jornada. E minha dúvida era: será que ela perdeu a memoria?

Quando comecei o "Para onde ela foi" percebi que não era narrado pela Mia, (não li o primeiro capitulo de "Para onde ela foi" ao terminar "Se eu ficar") o que no inicio foi um choque pra mim, apesar de antes de começar a leitura, ter lido a sinopse, e saber que Adam era quem iria contar a história dessa vez.

"...Boatos, até os verdadeiros, são como chamas: tire o oxigênio e eles vacilam e morrem."

Passado o choque inicial/ momentâneo (rs), posso dizer que gostei da história narrada por Adam.

Podemos sentir e perceber o desespero que ele ficou e passou por conta de tudo que aconteceu com Mia, com seus familiares e com o relacionamento deles.

Agora três anos depois Adam é um Astro do Rock, que tem paparazzis a segui-lo por todo lado. É um jovem que tenta enfrentar seus medos, que sofre com pânicos, toma remédios controlados e por mais que esteja em uma ótima posição social fazendo muito sucesso, não está feliz.

                     "Um dia pode ter apenas vinte e quatro horas, mas as vezes passar 
                                 por um parece tão impossível quanto escalar o Everest."

Ao decorrer da história conseguimos entender um pouco sobre esse outro Adam, sobre a mudança em sua vida, como foi que ele tentou conquistar seus objetivos, crescendo em alguns aspectos e decaindo em outros.

Durante os três anos que se passaram após o acidente, por mais que esperasse Adam não teve mais noticias de Mia.

"Quando se fala em sentimentos, você nunca sabe realmente como a ausência de uma pessoa vai te afetar mais do que a de outra."

E então, quando ele resolve permanecer em Nova York uma noite a mais do que o planejado, eis que seus caminhos se cruzam e o que ele mais queria acontece.

Mas, depois de tanto tempo ele não sabe o que fazer ou como reagir. E fica em dúvida até mesmo, se realmente quer vê-la. 
Ele sabe que esse reencontro no minimo, é estranho demais.

             "Eu só queria que você ficasse bem. Só queria ajudá-la. Eu teria feito qualquer coisa."

Com certeza esse livro me encantou bem mais que o primeiro, e isso que eu já tinha amado "Se eu ficar". 

Não sei se pelo fato de agora poder conhecer mais o personagem de Adam, ou porque a história apesar de seus dramas, é mais romântica (amo romance) do que o livro anterior que tinha um drama.

"Eu a culpei por tudo isso, por partir, por me arruinar. E talvez isso tenha sido a semente, mas dessa semente cresceu esse tumor. E sou eu quem a alimenta. Eu a rego. Cuido dela. Mordisco suas amoras venenosas. Eu a deixo se enrolar no meu pescoço, sufocando o ar em mim. Fiz isso. Tudo sozinho. Tudo para mim mesmo."

Simplesmente Fantástico!

Se você se apaixonou pelo primeiro livro, não pode perder este. 
Se você não leu, mas assistiu o filme "Se eu ficar", não precisa ter medo (rs), pode ler o segundo livro que você vai conseguir entender perfeitamente, só alguns detalhes (como sempre) que o livro tem a mais.

Super indico essa leitura!

Não deixem de comentar ;)
Beijos
Dri


22 comentários:

  1. Hey!!
    Eu já quero tanto ler esse livro! Eu não paro de ver resenhas incríveis sobre ele, como a sua :D
    Eu sou apaixonada por Se Eu Ficar e eu tenho certeza que amarei esse também!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Eu também era apaixonada por "Se Eu Ficar" até ler esse rs
      Beijos

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha!

    Eu, sinceramente, não gostei de Para Onde Ela Foi. Eu sou apaixonada por If I Stay desde 2012 e ansiava demais o lançamento da continuação. Talvez seja por isso que eu não tenha gostado. Muuuita expectativa! Eu achei enrolado demais e um pouco sem graça. Eu queria que o final fosse um pouquinho diferente do óbvio, só pra chocar ainda mais todo mundo! hahahaha

    Em breve vou resenhar os dois no meu blog!

    Beijos,
    http://folieabooks.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      As vezes acontece comigo de esperar muito de um livro e acabar me decepcionando por tanta expectativa... talvez tenha sido o seu caso, mas talvez não rs
      Beijos

      Excluir
  3. Dri, eu não sabia que o livro era narrado por Adam e devo confessar que gostei muito de saber disso. Li Se eu ficar e não gostei. Achei que a autora poderia ter entrado por outro campo da história e não focar o passado da Mia. Quanto a esse, parece que irei gostar por ser diferente do primeiro.
    Adorei a resenha e o susto que você levou ao notar que era narrado por ele haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Abordando a história pelo lado do Adam ficou realmente ótimo!
      Beijos

      Excluir
  4. O segundo livro está chegando ainda. Não li nem o primeiro. Achei a Mia uma protagonista chata. Mas amei a forma em que demonstram sentimentos através da música. Adam parece estar com a vida bem de ponta cabeça, apesar de que para o público, é o mais. Quero ler os dois. E amei a intercalação que a autora fez, um livro necessita do outro para ter mais sentido e vermos a história dos dois lados.
    Abraços Dri,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ficou tudo de bom, essa forma que autora resolveu fazer, um livro na versão de Mia e outro na de Adam, mas não sendo a mesma história e sim uma continuação.
      Beijos

      Excluir
  5. Poxa, amei a resenha mas só lendo o livro pra dar uma opinião maior né?!
    '' por mais que esteja em uma ótima posição social fazendo muito sucesso, não está feliz. '' - Essa frase me faz lembrar a várias pessoas hoje em dia (famosas ou não), que mesmo estando no 'topo', não são felizes, por motivos muitas vezes bobos (ou não).
    Bom.. se você recomenda, eu quero ler haha'
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs leia sim! É uma ótima história.
      E é bem isso, o que há por traz da fama... eu adorei!
      Beijos

      Excluir
  6. Nossa, amei a sua resenha.
    Confesso que comecei a ler e achei bem chato e acabei desistindo nas 15 primeiras páginas, mas agora com essa super resenha vou ter que retomar a leitura, pq eu tmb amei o primeiro livro, quero amar esse tmb... *.*
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      No começo parece um pouco chatinho mesmo, mas depois você percebe que não é... e que sim, é ótimo!
      Dê uma segunda chance a ele ;)
      Beijos

      Excluir
  7. Não li o primeiro livro ainda, mas achei interessante mudar o narrador do segundo livro, já que li algumas críticas quanto a protagonista do primeiro. Mais de um narrador também é bom para entendermos os demais lados do enredo.
    Espero que o livro me agrade tanto quanto agradou a você.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Isso é ótimo para a história ficar mais clara e detalhada.
      Espero que goste também
      Beijos

      Excluir
  8. Oi, tudo bom/
    Eu ainda não li nem o primeiro livro o Para onde ela foi, mas pretendo ler assim que for possível, adorei a resenha e gente eu tenho que ver o filme de Se eu ficar logo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo!
      O livro é muito bom e o filme também foi, apesar de algumas mudanças não está entre as piores adaptações literárias rs
      Beijos

      Excluir
  9. Confesso que só assisti ao filme, não cheguei a ler o livro, muito embora esteja na fila dos que pretendo ler.
    Quanto à mudança de narrador, acho uma excelente ideia. Quando um romance é narrado na primeira pessoa, sempre ficamos na expectativa de tentar entender os sentimentos dos outros personagens.
    Já que você disse que só com o filme dá pra entender o segundo livro, acho que vou logo adiantá-lo e passar na frente do primeiro na lista de leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é possivel entender sim, tem algumas mudanças no filme, mas nada muito drástico.
      O livro é ótimo, não irá se arrepender ;)
      Beijos

      Excluir
  10. Queria muito ter lido a resenha mais ainda não li se eu ficar, mais mesmo assim só vejo comentários positivos em todos os blogs q vejo resenhas relacionados aos dois livros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs
      Lucas, você precisa ler! É uma história ótima!
      Tenho certeza de que irá gostar :)
      Beijos

      Excluir
  11. Infelizmente ainda não li "Se Eu Ficar" apesar de estar curiosa pra ver como a historia foi escrita pela Gayle Forman.
    Já o filme, eu não assisti por pura preguiça mesmo,mas vou mudar isso em breve,desse fim de semana não vai passar.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li o primeiro livro =(
    Vi muitas pessoas comentarem que essa continuação não foi boa.
    Espero gostar dos dois livros. O filme eu gostei bastante.

    ResponderExcluir