10 setembro, 2015

Resenha - Sombras do Medo - Camila Pelegrini

Título: Sombras do Medo
Autora: Camila Pelegrini
Editora: Garcia Edizioni
Páginas: 200

SINOPSE: Em um futuro pós destruição em massa, provocada pelas guerras humanas e desastres naturais - para os quais os humanos também contribuíram grandemente - o mundo é dividido em 5 grandes regiões. Em cada uma delas vivem ordinários e singulares, pessoas com ambições completamente diferentes. Estes dominam o mundo. Aqueles tentam tão somente sobreviver.
E ao viverem dessa forma, a bondade beira à extinção. O caos reina em seu lugar, despertando forças malignas que há muito esperam para serem alimentadas.
A maior guerra de todos os tempos finalmente começa e a humanidade já se encontra em desvantagem.
E em meio a tanto ódio e destruição, será o amor capaz de afastar as Sombras do Medo?

"(...) Relutamos tanto em acreditar em certas coisas que não nos agradam, que quando nos damos  conta, a realidade cai sobre nós como um peso mior do que parecemos ser capazes de suportar."

Esse livro trata de uma distopia e só por isso ele já me ganhou. não sei se já comentei para vocês, mas eu adoro distopias e essa não foi diferente, pelo contrario, foi ainda melhor.

Essa é uma distopia, porém com uma história bem diferente de todas essas distopias que já estamos acostumados.

Na história conhecemos o mundo divido em cinco regiões. Cada uma delas tendo Singulares e Ordinários separados por uma muralha.
Os Singulares são os ricos, eles moram na Capital do lado de dentro da Muralha, ele têm vários banquetes e uma boa moradia.
Os Ordinários são as pessoas pobres que trabalham duro para ter uma refeição, moradia entre outras utilidades básicas.

A personagem principal que conhecemos nesta história é a Anabele, uma Ordinária. Ela tem 20 anos, mora com a mãe e está sempre na companhia de seu melhor amigo, Vicent.
Ela é uma menina/ mulher com um coração enorme totalmente disposta a ajudar a todos os que realmente precisam.

"(...) Você conseguiu, somente com amor resgatar o que de melhor já existiu nesse mundo(...)"
"(...) Talvez um dia a gente deixe de alimentar o caos e passe a alimentar a vida."

Como todo bom livro, neste também temos um pouco de romance. Anabele se apaixona por Henry, que é um forasteiro que chegou na cidade e ninguém sabe muito bem sobre sua vida.

Todos os moradores vivem já a muito tempo dessa forma, com essa separação e todo esse esforço, até que um dia as coisas começam a ficar diferentes.
As pessoas começam a sumir, aparecem gelo pelos lugares, ouvem gritos e ninguém sabe ao certo o que está acontecendo, apenas sabem que quando esse tormento aparece alguém irá sumir. Como todo esse "problema" está afetando ambos os lados da muralha, presenciamos Singulares e Ordinários culpando uns aos outros, enquanto o problema e o caos não só persistem como também estão piorando.

"Eu sei que você sonha em mudar esse mundo, mas se serve de alguma coisa, saiba que você mudou o meu."

A Camila construiu uma história muito bem feita e muito bem elaborada, é uma história que te encanta, quando você começa a leitura e entra no mundo dos Ordinários e dos Singulares é impossível parar de ler e sair daquele mundo.
O assunto abordado foi genial, não consigo imaginar como não tinha lido nada relacionado a isso até hoje.
Quando desvendamos o que está acontecendo, nos deparamos com um duro choque de "realidade", é incrível a maneira como a história fica na nossa mente.

A história poderia ter sido mais longa e ter abordado alguns assuntos que quando começamos a leitura já estão acontecendo. Como por exemplo, como foi feita a divisão das regiões, e como Anabele começou a gostar de Henry. 
Mas isso são pequenos detalhes, que a autora pode ter até deixado propositalmente para um próximo livro =D

Eu indico que todos leiam "Sombras do Medo", uma distopia diferente, um livro rápido, com uma história magnifica e que só tem a acrescentar para nós leitores!

"O medo, como bem sabia ela, era capaz de fazer uma pessoa reagir, lutar. Mas em uma diferente intensidade era também capaz de tornar alguém tão inerte quanto um poste."

Confiram o vídeo resenha ;)



Ótimas leituras
Beijos
Dri

12 comentários:

  1. Sobre as pessoas serem divididas, me lembrou, de certa forma, A rainha vermelha, mesmo sem nunca ter lido, mas já li muitas resenhas, e se esse livro se parecer, mesmo que um pouco, com A rainha vermelha, podemos esperar outras resenhas dele, todas positivamente. Eu praticamente acredito que, se o livro tiver uma ideia BOA e ORIGINAL, pode ser parecido com muitos outros, que ainda continuará valendo, mas parece que esse livro é bom, além de ter uma capa linda, e cara, amei esse post. Usar algumas frases para, de alguma forma, incentivar a leitura do livro, me identifiquei contigo, nesse quesito. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom! Gosto muito de incluir passagens (quotes) dos livros.
      Concordo com você referente ao livro ser parecido, mas sendo bom é o que importa ;)
      Não conheço a história da "Rainha Vermelha", mas acho que o Sombras foi lançado antes.

      Excluir
  2. Adorei sua resenha, mas não sou muito fã de distopias. Mas o livro me parece ser muito bom. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Acho que até quem não é muito fã de distopia iria gostar... pois é uma distopia diferente rs

      Excluir
  3. Oi, Dri! Esse livro parece ser bem legal, muito interessante. Eu curto a ideia de livros distópicos, mas nunca li realmente um, conheço vários, mas ainda não li. Já assisti filmes com esse gênero e acho incrível! A capa eu achei linda, a sua resenha foi muito boa, curti muito ;D Sempre digo que presto atenção nas entrelinhas, e creio que se eu ler este livro, receberei alguma mensagem, com certeza, ainda mais quando se fala sobre a sociedade de hoje, né?
    E ah, seu batom no vídeo ficou muito massa! Amei *O* Também não sei se já falei para ti, mas tua estante é realmente enorme hahahaha Tudo ficou muito bom! Beijos, linda.
    http://thoughtsandadventuresruhhbelle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!
      Eu acho realmente que você irá gostar, pois a história nos trazem ótimas mensagens para refletirmos ;)

      Excluir
  4. Eu não gostava de distopia, ai comecei a ler e agora já adoro..
    rsrsrsrs...
    Esse livro parece muito bom mesmo, e sua resenha está ótima.
    parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Driiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii <3
    amei todo o capricho e cuidado seu para escrever essa resenha linda! Obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado :)
      Eu amei ler e resenhar essa história incrível!

      Excluir
  6. Oiii Dri,
    Eu não conhecia o livro, mas amei essa capa é tão... *O* amei a sua resenha, o livro parece seer super envolvente, fiquei muitoo interessada no livro... (MDS, vc ainda vai me falir Dri! kkkk)
    Bjooos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir