17 abril, 2016

Resenha - O Projeto Rosie - Graeme Simsion

O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Páginas: 320
Avaliação: 4/5
Onde Comprar: Submarino - Saraiva

SINOPSE: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres.
Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.
Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.
O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.


"Nunca bebo café depois das 15h48. Interfere no sono (...)"

Don Tillman é um professor da Universidade,  que tem toda sua vida organizada. Os horario de sua agenda são seguidos a risca. 

Ele mora sozinho e tem apenas um casal como amigos. Embora haja uma grande diferença na personalidade de ambos eles são realmente bons amigos.

Então Don decide que deve encontrar uma esposa, e inicia o "projeto esposa". Este projeto conta com a ajuda de seus amigos, porém a busca pela companheira ideal está se tornando cada vez mais dificil, pois Don tem umas particularidades, bem estranhas para que possa encontrar a esposa ideal.
As candidatas precisam responder a um questionário, muito exigente, pois na verdade o questionário é praticamente a descrição de Don.

"Gene me mandou a mulher mais incompatível do mundo. Uma garçonete. Atrasada, vegetariana, desorganizada, irracional, nada saudável, fumante - fumante! -, com problemas psicológicos, que não sabe cozinhar, é matematicamente incompetente, com uma cor de cabelo artificial. Acho que ele estava fazendo uma brincadeira comigo."

Durante este "projeto esposa" acontecem algumas coisas estranhas, acabam surgindo outros dois projetos, entre eles o "projeto Rosie", e, de repente algo com que Don não está acostumado surge, imprevistos, e ele vê sua vida sair um pouco das regras já impostas por ele mesmo.
É muito bom ver a vida de Don dar uma reviravolta, a maneira como ele esta acostumado a tudo certinho e detalhado e de repente passar a viver de uma maneira diferente com improvisos, apensa um dia após ao outro... sem saber exatamente o que irá fazer as 15h30min do outro dia. É simplesmente fantástico e hilário
Uma história que todos deveriam ler.
Com uma quantidade de humor perfeita e contagiante, é uma leitura fácil e viciante.
Para todos que gostam de um bom romance, tranquilo, envolvente e regado de acontecimentos que vão te fazer rir sozinho no meio da rua.

“Eu convidei você para vir aqui esta noite porque, quando percebe que quer passar o resto da sua vida com alguém, quer que o resto da sua vida comece o mais rápido possível.”

Ótimas leituras
Beijos Dri

Um comentário:

  1. todos falam bem desse livro, quero muito lê-lo
    gostei do seu blog,
    www.manual-do-leitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir